terça-feira, 16 de maio de 2017

Campanha Faça Bonito terá atividades em Crissiumal


A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) lançou a Campanha de mobilização para o “18 de maio – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A campanha é realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e ECPAT Brasil, em parceria com a SNDCA, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Polícia Rodoviária Federal e ChildHood.

O Dia 18 de Maio foi criado pela Lei Federal Nº 9.970/00, como o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração sexual, pois no dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, aconteceu o sequestro da menina Araceli, que aos oito anos de idade, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada, morta e carbonizada por jovens, de classe média alta, daquela cidade. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos, até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. A família da menina silenciou diante do crime, sua mãe, viciada em cocaína, foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos e até hoje, o caso ficou impune.

Desta forma, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social através do Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida e a ABEMEC – Associação de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, Conselho Tutelar, COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, estará promovendo no dia 18 de Maio de 2017, atividades voltadas para os alunos da Turma do COMAD Juvenil, alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da ABEMEC e APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Com objetivo de mobilizar os diferentes setores sociais, governamentais e da mídia, para a formação de uma forte opinião pública, contra a violência sexual de criança e adolescente, e com isso, estimular e encorajar as pessoas a denunciarem situações de violência sexual.

Com o slogan: Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente, a ação convoca a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, no Brasil. Desde 2009, é utilizado o símbolo de uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a fragilidade de uma criança. O desenho, também, tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, ou seja, proximidade e identificação com a causa.

É preciso garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual!

Atividades alusivas 

18/05 – das 9h às 11h (Manhã) e das 14h às 16h (Tarde) – Apresentação Teatral, música e palestra sobre temática do abuso e exploração sexual, pela equipe do Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha da Valorização da Vida e da ABEMEC – Associação de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes – Local: Auditório Ponche Verde.

19/05 – 13h30 às 16h30min – Capacitação para a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos APAE, ABEMEC e CRAS e Conselho Tutelar – Local: Antiga ABEMEC.

Fonte: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social / Projeto Capacitar para Prevenir

Postado: Guilherme Luan Neuhaus Lanz

Sem comentários:

Enviar um comentário