sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Projeto Capacitar para Prevenir- Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida realiza atividade de prevenção ao Bullying.

Projeto Capacitar para Prevenir- Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida realizou atividade de prevenção ao Bullying na 41° Semana da Abemec, através da peça de teatro “A Orelhuda”, a qual foi interpretada pelas profissionais do Projeto, Gabriela Cavalheiro, Marcieli Lardini e Veranice Tatiane Zingler, estagiarias da Abemec Cristina Hentges e Bruna Masmann, profissionais do CRAS Ana Dummel e Sandra Moura, e a conselheira tutelar Eduarda Schroter. Como também, da palestra sobre o assunto com a Psicóloga do Projeto Veranice Tatiane Zingler, com contribuições da Assistente Social e Coordenadora do Projeto Fernanda Cavalheiro, na qual foram a abordados aspectos referentes ao que é o Bullying, tipos de violência, perfil da vítima e do agressor, bem como, as formas de prevenir e interromper este tipo de violência.


Participaram da atividade os alunos das Turmas do Comad Juvenil, alunos e equipe da Abemec, turma de atividades complementares do Projeto na Escola Alcido Brust e o Grupo “A Hora é essa”, o qual faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para a Terceira Idade com a Professora Graciele Scherer.
A atividade foi de extrema importância, tendo em vista que, o Bullying está cada vez mais presente em nossa sociedade, principalmente no contexto escolar, o qual deveria ser um espaço de desenvolvimento intelectual, tem sido em diversos casos local de sofrimento as crianças e adolescentes.
O bullying é o conjunto de atitudes agressivas (físicas ou não), intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra um outro, causando dor e angústia. O objetivo das agressões é intimidar, humilhar ou agredir outra pessoa sem que esta tenha a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
Os tipos de Bullying são:
  • Verbal: que inclui insultar, ofender, falar mal, colocar apelidos pejorativos e “zoar”;
  • Física: qualquer forma de agressão física, como bater, empurrar, beliscar;
  • Material:  roubar, furtar ou destruir pertences da vítima.
  • Psicológica e moral: entre outras maneiras, estão humilhar, excluir, discriminar, chantagear, intimidar e difamar;
  • Sexual: abusar, violentar, assediar e insinuar- se para vítima;
  • Virtual ou Ciberbullying: é a forma de bullying que se utiliza de ferramentas tecnológicas: celulares, filmadoras, internet.

     A atividade teve como objetivo conscientizar a todos sobre o que é bullying e os prejuízos que ele causa na vida das crianças e adolescentes.  E, estimular as vítimas deste tipo de violência a informar os casos sempre para os pais ou professores, nunca se calar diante desse tipo de violência. O bullying não pode ser encarado como uma brincadeira ou provocação natural entre crianças e adolescentes e merece atenção para ser prevenido e combatido. 






Sem comentários:

Enviar um comentário