sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida trabalhou o tema “Gravidez na Adolescência”.

     O assunto “Gravidez na Adolescência” foi um dos temas trabalhados em uma das ações do Projeto Capacitar para Prevenir. Esta ação foi trabalhada com o grupo de meninas participantes do projeto.


O assunto “gravidez na adolescência” vem sendo tema polêmico nos últimos tempos, já que muitas adolescentes estão engravidando muitas vezes por falta de informação e orientação ou até mesmo decorrente de violência sexual. Consequentemente essas jovens tem seus projetos de vida alterados, contribuindo para o abandono escolar.
A adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes ficam preparados para a reprodução. 
A menarca está acontecendo cada vez mais cedo, meninas estão tendo sua primeira menstruação aos 10, 11 anos, mas a maturidade não acompanha esse ciclo. Nessa idade, as meninas ainda estão construindo sua maturidade emocional, E na maioria dos casos, ainda não têm condições de lidar com a complexidade de uma gestação.
O início da vida sexual precoce entre os adolescentes pode ter como consequência, prejuízos físicos e emocionais como gravidez indesejada e ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis). Essa situação não atinge somente os adolescentes, mas também as famílias. Mesmo com as modificações corporais que os jovens sofrem no período de transição da infância para a adolescência, eles ainda são imaturos.
A gravidez na adolescência é considerada de risco até os 21 anos de idade, pois o corpo da menina ainda esta em fase de amadurecimento e desenvolvimento. Se uma gravidez acontecer nesse período pode trazer muitas consequências para a vida das adolescentes.
Além da responsabilidade que terão que adquirir de forma bruta, a gravidez na adolescência tem riscos de saúde, como: Bebê com baixo peso; Falta de ferro e anemia profunda; Pressão alta; as mamães adolescentes têm filhos com mais problemas de saúde e transtornos de desenvolvimento. Nos casos de gravidez com menos de 15 anos, os bebês têm mais possibilidades de nascer com más formações.
Ainda existe o risco e a dificuldade durante o parto, por se tratar de uma estrutura óssea ainda não desenvolvida completamente, pode impossibilitar a passagem do bebê no canal vaginal, tendo que apelar para uma cesárea de emergência.

Fonte: Caderneta da Saúde do adolescente (meninas). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menina.pdf.


Gabriela Trentini Cavalheiro – Enfermeira do Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário